Como cuidar de um idoso com demência: confira 5 recomendações

Entenda como cuidar de idoso com demência e se atentar aos sinais que a doença apresenta, como a perda da memória ou dificuldade com a comunicação escrita ou verbal.

Mesmo que o assunto seja delicado e difícil de lidar, é mais fácil quando entendemos como a doença funciona e o que podemos fazer para guiar nosso ente querido.

Sendo assim, venha conosco para entender mais a respeito do assunto e veja ainda como nós da Vitória Spa podemos te ajudar.

 

O que é a demência e como identificar

De acordo com um estudo, o termo demência pode aparecer ainda como subtipos específicos de Transtornos Neurocognitivos (que pode ser leve ou maior).

Ela é identificada a partir de uma série de características que envolvem a perda da capacidade cognitiva para executar as tarefas do dia-a-dia, como a dificuldade de se comunicar.

As causas da doença podem ter vários fatores que variam desde as drogas até a deficiência de alguns nutrientes como ácido fólico.

A demência pode ocorrer em jovens e adultos e seu estágio mais avançado inclui a dependência total do indivíduo.

Contudo, deve-se consultar um médico rapidamente para que ele possa dar o diagnóstico e o tratamento adequado, independente da idade.

 

Dicas de como cuidar de um idoso com demência

Em qualquer situação de nossa vida, se tivermos consciência dos fatos e possíveis soluções, podemos torná-la mais fácil de viver. Desse modo, veja as 5 dicas que separamos para você para lidar de um idoso com demência:

1- consulta médica

A suspeita é o sinal de alerta para ir ao médico urgente. Recorrer aos profissionais da saúde o quanto antes pode antecipar os cuidados da doença e até retardar sua evolução.

Sabendo disso, não deixe de consultar assim que tiver oportunidade, faça todos os exames e protocolos para que o idoso tenha os devidos recursos para lidar com a demência.

As consultas médicas, principalmente em idosos, devem ser feitas regularmente mesmo que não haja suspeita de doenças.

2- Rotina de hábitos

Com a evolução da doença, qualquer imprevisto ou situação que mude a rotina pode causar confusão mental, estresse e outros problemas comportamentais.

Dessa forma, é importante criar uma rotina com tarefas bem estabelecidas em horários fixos com o objetivo de cuidar melhor de um idoso com demência.

3- Compreensão familiar

Não é uma doença fácil de lidar, sendo o paciente ou algum familiar, por isso é necessário a compreensão dobrada dos familiares, em todas as ocasiões.

A demência pode até oscilar muito o humor do idoso e deixá-lo suscetível a maior irritabilidade ou isolamento e isso pode prejudicar ainda mais, por conta disso não só a compreensão como a atenção e o acompanhamento são substanciais.

4- Respeito ao seu tempo

Seja para ouvir ele terminar uma frase ou levar o garfo à boca, saiba que existe um esforço muito grande sendo feito, então é fundamental aguardar o tempo e ainda reconhecer o seu empenho.

Mesmo crianças pequenas possuem seu próprio tempo para falar e andar, por exemplo, então devemos respeitar o tempo de todos, independentemente da sua condição.

5- Acompanhamento contínuo

A assistência constante de um idoso com demência é imprescindível para acompanhar o desenvolvimento da doença, assim como assisti-lo nas tarefas diárias, ajudando sempre que preciso.

Ter um acompanhante cuidando integralmente é uma alternativa, porém as vantagens que uma casa de repouso possui, supera essa alternativa a uma margem alta de diferença.

A casa de repouso possui mais de um profissional da saúde disponível para o idoso que pode circular em todo o espaço e fazer as atividades proporcionadas pelo local.

Além disso, o idoso possui outras pessoas que vivem ali e pode compartilhar experiências e fazer amizades que tornam a caminhada mais leve, apesar de qualquer circunstância.

 

Como cuidar de um idoso com demência — Vitória Spa ajuda!

Na Vitória Spa temos toda uma equipe profissional especialista em como cuidar de um idoso com demência ou qualquer outra enfermidade.

Portanto, ele não terá somente todas as dicas acima, como também uma assistência em todos os aspectos essenciais para uma melhor qualidade de vida, como nutricionista e educador físico.

GOSTOU? COMPARTILHE

Guia para viver a melhor idade com qualidade e sorrisos inesquecíveis.

procure por aqui

Últimas novidades